Termo Técnico – Padrões Polares
O padrão polar de um microfone é o espaço tridimensional MAIS sensível ao som ao redor da cápsula.
Os microfones omnidirecionais captam áudio em 360graus Ou seja, ele capta tudo que está a sua volta! Ele é excelente para captar detalhes e nuances, mas, obviamente, não tem nenhuma rejeição de sons indesejáveis.
O cardioide é um dos tipos mais comum de padrão de captação. Ele capta tudo que está logo à frente do microfone, e rejeita o que está na parte de trás.
O microfone cardioiode costuma ser ideal para performances ao vivo, ou para captar fontes que precisam rejeitar bastante o vazamento de outros . As versões super cardioide e hipercardioide tem padroes de captação e rejaicao mais fechados.
Os microfones de figura 8 são bem interessantes. Eles captam todos os sons que estão à frente ou atrás do microfone, rejeitando o que está dos lados. É uma aplicação bem legal para fazer um overhead de bateria (e captar reflexões da salas) ou para gravar duas pessoas conversando (em um podcast, por exemplo).