Termo Técnico – Bluetooth
O que é Bluetooth?
Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos, desde que um esteja próximo do outro. Uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que esse procedimento ocorra entre os mais variados tipos de aparelhos.
A transmissão de dados é feita por meio de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, sendo necessário apenas que ambos estejam dentro do limite de proximidade (via de regra, quanto mais perto um do outro, melhor).
Para que seja possível atender aos mais variados tipos de dispositivos, o alcance máximo do Bluetooth foi dividido em três classes:
Classe 1: potência máxima de 100 mW (miliwatt), alcance de até 100 metros;
Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros;
Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.
Quais são as versões existentes?
Desde quando foi criado, o Bluetooth já conquistou algumas versões e otimizações. Confira abaixo quais são elas.
Bluetooth 1.0:}
Criada em 1994, a primeira versão operava com frequência de 721 kbps. Inicialmente, muito funcional, na medida em que os dispositivos evoluíram, a operacionalização ficou defasada, surgindo, em 2001, a variação 1.1 e, em 2003, a 1.2.
Bluetooth 2.0:
Em 2004, a versão 2.0 trouxe novos aprimoramentos, tornando o recurso mais ágil, sendo 3 Mb/s, além de um consumo muito menor de energia. O padrão EDR (Enhanced Data Rate) foi outro recurso que triplicou a taxa de transferência de dados. Apesar de não ser obrigatório, sem ele, a velocidade de transferência era mais baixa. Em 2007 veio a versão 2.1, oferecendo mais segurança aos usuários.
Bluetooth 3.0:
A busca de uma melhor velocidade gerou o modelo de Bluetooth 3.0 em 2009, saltando para até 26 Mb/s. Esse número só foi possível de ser alcançado com o sistema High Speed (HS).
Bluetooth 4.0:
Em função do número de reclamações dos usuários, no mesmo ano surgiu uma nova versão, dessa vez, focada no consumo menor de energia. Quando o recurso não estivesse sendo utilizado, mesmo que ativado, a bateria dos dispositivos móveis não gastariam o mesmo que antes.
Com a inserção da Internet das Coisas e a demanda de uma maior segurança, veio a versão 4.1 no final de 2013. Essa mudança foi essencial para tornar o Bluetooth um recurso básico para os dispositivos e não apenas incremental.
No final de 2014, a versão 2014 permitiu a transferência de dados mais pesados e sem tanto impacto para a funcionalidade dos aparelhos.
Bluetooth 5.0:
Em 2016, os estudos a fim de otimizar o recurso criaram a versão 5.0. Com ela, a comunicação passou a suportar uma distância de mais de 40 metros, ou seja, a classe 1 dos aparelhos — até então limitada a 10 metros. A velocidade também foi um diferencial, crescendo para 50 Mb/s.
Outro problema eliminado pelo Bluetooth foi uma segunda interferência de rádios e o Wi-Fi que, antes disso, impactava o desempenho do recurso.
Bluetooth LE:
Smartphones construídos de maneira mais simples para economia de energia seguiam, até então, um caminho oposto do recurso. Por esse motivo, a versão LE — Low Energy — foi criada. Em contrapartida, a transferência de dados opera em uma taxa de 1 Mb/s.
O avanço da tecnologia fez com o Bluetooth procurasse desenvolver e acompanhar as mudanças ocorridas. Por esse motivo, hoje é um recurso indispensável, que otimiza a maior parte das funcionalidades de smartphones.