O que eu faço quando houver interferência de sinal wireless (ou WiFi)?
Os fones de ouvido sem fio que utilizam um sinal de transmissão digital operam na faixa não licenciada de 2,4 GHz, assim como muitos outros dispositivos sem fio (como roteadores WiFi, impressoras sem fio, etc.) e os fones de ouvido têm uma faixa de frequência específica na qual podem operar. Os fones de ouvido examinam o ambiente de sinal sem fio local e, em seguida, selecionam automaticamente uma frequência não utilizada dentro de sua faixa designada. Os fones de ouvido são projetados para funcionar em conjunto com outros dispositivos sem fio, sem que os diferentes dispositivos interfiram uns com os outros
Normalmente, a largura de banda do roteador WiFi é maior do que a dos fones de ouvido e, na verdade, abrange a largura de banda que os fones de ouvido desejam usar. Na maioria das vezes, os dois sinais estão distantes um do outro e não há problema. Ocasionalmente, se o roteador WiFi tiver estabelecido o sinal na largura de banda que os fones de ouvido desejam usar, os dois sinais se chocam, isso pode causar problemas. Às vezes, é possível alterar a frequência do roteador WiFi manualmente usando um switch no próprio roteador.
Em situações em que o roteador WiFi não pode ser alterado manualmente, a solução simples é desligar os fones de ouvido e o roteador WiFi. Ligue os fones de ouvido e deixe-os funcionar por 15 minutos para estabelecer o sinal e, em seguida, ligue o roteador WiFi. O roteador WiFi “verá” o sinal dos fones de ouvido e estabelecerá seu próprio sinal em uma parte diferente da largura de banda e os dois dispositivos funcionarão sem interferir um no outro. NOTA: Uma vez feito este processo, os sinais são estabelecidos e permanecerão estabelecidos mesmo com o dispositivo desligado.
Se a solução acima não resolver o problema, pode ser uma situação em que o ambiente sem fio está muito lotado e os vários sinais sem fio continuam colidindo uns com os outros e causando problemas. Para resolver isso, alguns sinais sem fio precisam ser removidos do ambiente (ou seja: desligados). Por exemplo, se uma impressora sem fio foi ligada, ela está criando um sinal sem fio que seria parte do congestionamento do sinal sem fio. Se a impressora não for usada o tempo todo, ela pode ser desligada para reduzir o congestionamento e permitir que outros dispositivos sem fio (como os fones de ouvido) funcionem.