O que é SKU
SKU, sigla para Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque), é um termo logístico para você ter total controle do estoque da sua empresa, mantendo seus produtos sempre organizados. Neste post, nós falaremos um pouco sobre o que é SKU e qual a importância para o seu estoque.
Esse termo pode soar estranho, mas o SKU é um código criado para identificar cada produto que você tem em estoque, separando os produtos de acordo com as características e quantidades. Se você pensa em controlar seu estoque de maneira mais prática, pensar no SKU é o primeiro passo para isso.
Só para relembrar, o Mercado Livre liberou ano passado a inserção do código SKU aos produtos anunciados no marketplace. Isso contribui e muito para os anúncios serem bem posicionados e também conquistarem a BuyBox nos demais marketplaces. Muitos vendedores ainda não sabem o que SKU significa e qual sua real funcionalidade. Isso pode atrapalhar um pouco no gerenciamento do estoque e também para alavancar as vendas.
O que é SKU
SKU (Stock Keeping Units) geralmente são códigos únicos alfanuméricos usados por comerciantes para identificar tipos de produtos e variações. As empresas online usam o SKU para gerenciar estoque e garantir que os itens apropriados seja embalados e enviados aos clientes.
Basicamente, SKU é um número de identificação de um produto. Facilitando o gerenciamento do seu estoque.
Onde utilizamos o SKU?
No e-commerce, podemos utilizar o SKU nessas formas:
- Loja Virtual: Cada produto seu terá uma identificação, assim você terá o controle de qual produto está sendo vendido. Ao classificar produtos por SKUs, você poupa problemas na gestão do seu estoque e dos pedidos, impedindo que produtos errados sejam entregues aos seus clientes.
- Marketplace: Seguindo o exemplo da Loja Virtual, dentro dos marketplaces é interessante que você tenha seus SKUs cadastrados. Porque, como foi citado lá no início do texto, o Mercado Livre passou a usar o SKU dos produtos anunciados. Além disso, recentemente ele passou a priorizar os anúncios de produtos com atributos definidos. Ou seja, mais uma vantagem para você deixar seus anúncios bem posicionados nas buscas.
- Plataformas e sistemas de e-commerce: Através de sistemas inteligentes, é possível automatizar sua operação, centralizando o SKU de seu produto, integrando de forma inteligente seu estoque aos marketplaces e loja virtual.
Porquê e como as empresas de ecommerce usam SKUs
A maioria dos comerciantes usa os SKUs para organizar produtos. Eles atendem estas três funções básicas:
- Estoque: há a certeza de que uma quantidade aceitável está sempre disponível. (estoque máximo e mínimo)
- Logística de armazenamento: torna mais fácil encontrar e empacotar o produto correto.
- Especificação do item: indica diferentes variações de produtos, como tamanho e cor.
Os SKUs eram tradicionalmente usados para identificar itens compráveis em lojas de varejo ou catálogos. Da mesma forma acontece no ecommerce. Assim, é possível ter um estoque único para diversos marketplaces, obtendo controle total.
Em suma, os SKUs podem conter características gerais incluindo:
- Descrição do item
- Informações de embalagem
- Identificação de cores
- Termos de garantia
- Informação do fabricante
Os SKUs da Sennheiser podem diferir entre as unidades de fabricação o mesmo produto pode ter um SKU para o produto produzido na Alemanha e outro para o Estados Unidos.
Artigo No. 508245 no site BR
Article No. 506002 no site USA e Germany English
Código do interno de Produtos SKU
Artigo No. 508245 no site BR
Article No. 506002 no site USA e Germany English